Home > Atitude, Participe!, Sites Interessantes > Blog Action Day – Tema: Pobreza/Miséria

Blog Action Day – Tema: Pobreza/Miséria


O Blog Action Day (Dia de Ação nos Blogs) é um evento anual não-lucrativo que tem como objetivo unir os blogueiros, podcasters e videocasters do mundo todo para postarem sobre o mesmo assunto no mesmo dia. O objetivo é gerar uma discussão global em que as opiniões e idéias de milhares de pessoas diferentes enfoquem um único tópico.

O Tema escolhido para esse ano foi A Pobreza.

Ééé… Pobreza mesmo… Aquela que afeta toda a estrutura de uma vida… De uma pessoa…
Miséria… Fome… Sede… Frio… Faça chuva ou faça sol, quem é atingido por esse problema, se vê, inevitavelmente, descalço, com as roupas rasgadas, sujo e literalmente morrendo de fome.

E as doenças?
Sim! Elas também fazem parte do “pacote”.

Se entrarmos no mérito de “Pobreza Mundial”, conforme citações da ONU, acredita-se que o mundo está no caminho certo para reduzir a pobreza extrema pela metade até 2015, em relação à registrada em 1990. De fato, ainda baseado em documentos e citações ligadas a ONU, a porcentagem da população mundial que vive com menos de US$ 1,25 ao dia caiu de 41,7% (1990), para 25,7% (2005).

Mas na semana de 22 de Setembro de 2008, governantes, dirigentes do setor privado e ONGs se reúniram para avaliar o combate global contra a pobreza, cujos progressos estão sendo ameaçados pela atual crise financeira e pelo encarecimento dos alimentos.
O Banco Mundial alerta que 100 milhões de pessoas podem cair na miséria se não houver uma reação global contra o custo dos combustíveis e da comida.

Mas você está se referindo a África, por exemplo?
Eu não tenho nada a ver com a África!

É, incrivel e increditavelmente, existem pessoas estúpidas que pensam mais ou menos assim.
Tipo, esse problema não é meu.
É do governo ou sei lá de quem.

Mas você, brasileiro consciente e que mora aqui no Brasil, apesar de sermos considerados atualmente um país emergente, sabe que temos, além de todos os problemas do Brasil, mais esse problema em evidência e explícito aos olhos de quem quiser ver!

Já passou pelo Vale do Anhangabaú alguma vez na vida, não é?
Independente do horário…
Viu? Prestou atenção, enquanto ali, ao seu redor?

Fora as crianças cheirando cola, as quais, muitas vezes, são menores de 7 anos, viu o tanto de gente dormindo na rua, pedindo esmóla, pegando bituca de cigarro do chão, pedindo à alguém para pagar um lanche, blá blá blá? (…)

Então, por essas e outras é que não devemos ‘virar as costas’ para tais problemas.
Devemos fazer parte do grupo de pessoas que se preocupam em ajudar o próximo.
Use a sua sabedoria de forma positiva.
Tome atitudes positivas.
Nem que seja doando algumas roupas que você não usa mais e fazendo outras do mesmo gênero.
O Mundo precisa disso urgentemente!

  1. No comments yet.
  1. No trackbacks yet.

Leave a comment